Cuidados diários Pele Oleosa Encontro com Evelyn Regly - Yenzah e Drogaria Venancio TITULO DO POST Feira Beleza & Cia em Niterói - Vamos?!

DIÁRIO DE VIAGEM: Andando de Metro/RER/Bus em Paris

Olá gente, tudo bom?!

Quem me acompanha no Instagram (se você ainda não acompanha segue lá @maisbelezablog) viu que em Junho/Julho estive de férias na Europa.

Um dos lugares que tive o prazer de conhecer foi Paris! Foi, com certeza, a realização de um sonho estar lá! Cada pedacinho daquela cidade é mágico. Toda a arquitetura e história de cada lugar deixa qualquer um encantado e com gosto de quero mais!

Resolvi fazer uma série de posts para contar um pouquinho de como nos viramos por lá com alimentação, transporte e tudo mais, passar dicas do roteiro que fizemos e de alguma forma ajudar você a planejar a sua viagem :D

Irei começar com um assunto que me impressionou MUITO em Paris: O TRANSPORTE!

Eu fiquei maravilhada de como os meios de transporte são funcionais, de fácil acesso e utilização. Em um dia nós aprendemos a nos virar com o mapa que dá medo a primeira vista, mas depois que você pega o jeito é fácil fácil!


CHEGANDO AO AEROPORTO DE ORLY:

Passamos 7(sete) noites em Paris (do dia 02/07 a 09/07). Chegamos às 19h ao Paris Orly Airport (aeroporto de Orly), que fica a mais ou menos 17km do centro de Paris. Lá mesmo no aeroporto pegamos o Orly Bus que custou 7,50  e pode ser pago tanto ao motorista, quando comprado dentro do aeroporto. Nós compramos diretamente no ônibus e foi mais barato. Fomos até a estação Denfert-Rochereau, que havia integração com o metro 1,90 , e de lá pegamos a linha 4 em direção a Marie Montrouge que era a estação mais próxima da casa em que ficamos.

Logo na estação pegamos o Mapa de transporte da cidade que continha todas as informações sobre preços e linhas tanto do Metro, do Bus e do RER.


Você pode baixar os mapas também pelo site da RATP, que é a empresa responsável pelo transporte. Para facilitar, deixei aqui embaixo os links do mapa em pdf para você levar na viagem. 





Mas lembre-se, esse mapa será seu melhor amigo! NÃO PERCA O MAPA, do contrário você irá se perder rs.

Se preferir pode também baixar o aplicativo Visit Paris byMetro. Lá tem o mapa completinho, dicas de passeios, calcular percurso e muito mais. Usei vááárias vezes (quando perdia meu mapa kkk).


Mas calma ai, Natanny! 
Você falou ali de Metro, RER e Bus! Qual a diferença?!

O Metro funciona basicamente como nosso metro (isso só na definição tá gente rs). São 16 linhas, que praticamente cercam o centro de Paris, com poucas estações próximas as periferias e cidades vizinhas.

O RER Réseau Express Régional (Rede Regional Expressa), acaba suprindo a necessidade das cidades vizinhas e periferias de Paris. Esse possui 5 linhas identificadas como A, B, C, D e E. São como os trens, e fazem trajetos maiores. E é ele que você irá utilizar se quiser ir a Versalle e a Disneyland Paris.

Os Bus são ônibus que circulam pela cidade e possuem pontos e horários específicos. (Quase não andei de ônibus por lá, apenas no que ia para o aeroporto).

Para mim o melhor meio era de metro, isso porque ficamos bem próxima uma das estações, além de ser bem rápido e fácil de utilizar. Achei o RER um pouco mais complicado, e como disse, quase não usamos o Bus.

OS BILHETES



Como chegamos à noite, resolvemos comprar os bilhetes individuais nos primeiros transportes e com calmar decidir como compraríamos os bilhetes, isso porque é possível comprar bilhetes para dias definidos e zonas a serem visitadas.

Compramos o Ticket Paris Visite, esse bilhete permite que você visite Paris em um número de dias definidos. Optamos pelo ticket que valia por 5 dias que permitia acesso da Zona 1-3, já que apenas em 2 dias que estaríamos lá iríamos a Versalles (zona 4) e Disneyland Paris (zona 5), e sairia mais barato comprar esses dois dias separados. O bilhete custou 34,70 €, e dentro dos 5 dias poderíamos utilizar tanto o metro, quanto o RER e bus inúmeras vezes. Além disso, você consegue descontos em alguns pontos turísticos em Paris usando este bilhete.


Os bilhetes individuais Ticket t+ do metro custam 1,90 €. Você pode usar este bilhete uma única vez, fazer quantas conexões quiser, desde que não passe o limite de tempo definido de 90 minutos, e da zona 1.

Outro que pode ser interessante  de comprar é o Day Trips, que pode ser usado dentro de 24h, também sem limitação dentro das zonas de 1 a 5. Este é bem útil se quiser comprar para Versalles e Disney separadamente (fizemos isso para ir a Disney).




Para ir para o aeroporto de Orly, como não compramos o bilhete até a zona 5, compramos um bilhete individual para o aeroporto que custou 7,50.




Existem também outras opções como o Navigo Découverte (NaviGO), que é um cartão para uso ilimitado de transporte público. Apesar de ser um preço bem legal, sua validade é de segunda a domingo, por esse motivo não optamos por essa opção já que ficaríamos de quinta até a outra quinta.



Aah, e NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA JOGUE FORA SEUS BILHETES! 

Você pode precisar para abrir cancelas na entrada e na saída das estações, nas conexões, ou ser cobrado pelo controlador do metro.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O transporte em Paris começa a operar por volta das 5h da manhã, e encerra por volta de 00h45 de domingo a quinta feira e as sextas e sábados até as 1h45.
Verifique corretamente no site da RATP os horários para que não tenha surpresas. Nosso vôo de volta era as 6h20 da manhã e como o primeiro ônibus para o aeroporto era as 5h30 da manhã, tivemos que ir a noite e dormir no aeroporto. 


Essa foi a dica de hoje do meu Diário de Viagem! 
Usem e abusem do transporte de Paris!!!

Espero que gostem e usem as dicas.

Se você vai viajar e ficou com alguma dúvida, coloque aqui nos comentários que teria maior prazer em te ajudar!

Beijos, e até a próxima!

Um comentário:

  1. Caraca arrasou no Post super completo, aí nada melhor que viajar e adquirir cultura né???
    Bjux

    ResponderExcluir



Todos os direitos reservados. Copyright 2015 © - DESIGN E PROGRAMAÇÃO: VINICIUS RIBEIRO